Somos escola, somos o futuro

>>Somos escola, somos o futuro

Com o tema “Somos escola, somos futuro”, aconteceu o III Simpósio de Educação Escolápia em Valencia na Espanha.  Com diversas oficinas que apresentaram aos nossos educadores os desafios da escola moderna: escola familiar, oração contínua, inovação nas atividades de educação religiosa, alfabetização religiosa, aprendizagem baseada em projetos, aprendendo a pensar, escola inclusiva e projetos de debate. Este encontro e suas oficinas colocam nosso instituto em sintonia com as exigências dos novos tempos escolares. A abertura e encerramento do Simpósio ficou a cargo de nossa superiora Madre Divina García que nos mergulhou no tema “Humanizar, Evangelizar e Inovar”…

Humanizar a educação é o caminho pelo qual homens e mulheres tomam consciência da nossa presença no mundo, e assim ser conscientes de como atuamos e como pensamos quando desenvolvemos nossas capacidades.

A educação evangelizadora é aquela que é capaz de levar a boa nova de nosso Deus, conectar os homens através de Jesus Cristo a cada situação concreta da vida. Essa dinâmica salvífica exige educadores que tenham uma visão cristã clara sobre o ser humano em todos os assuntos que a eles são apresentados, conhecendo assim, a verdade a bondade e a beleza das quais Platão já nos falou, “a educação evangelizadora é aquela que abre o espírito da pessoa para a transcendência”.

A educação inovadora concentra-se na criação de ambientes habilitadores em que podemos produzir uma boa aprendizagem. Professores inovadores são excelentes para apoiar seus alunos, também são especialistas na criação de conteúdo e experiências atraentes e inovadoras. São corajosos ao incorporar novos métodos e conteúdos em nossa forma de ensino. Professores inovadores que carregam esse nome, não só para usar novas tecnologias, mas, acima de tudo, para criar ambientes eficientes que maximizem oportunidades para que os alunos tenham sucesso. Bem, sabemos que se o professores e escolas são inovadores, teremos estudantes inovadores.

Na certeza de que nosso instituto tem muito a aprender e compartilhar, para juntos em sintonia mirarmos cada vez mais nosso desejo de uma “Excelência e Qualidade de educação”, faz-se urgente essa nova perspectiva que será apresentada aos nossos alunos.

 

By |2018-02-27T14:49:05-03:0027/02/2018|Notícias|

A Associação Educacional Escolápia Feminina é uma entidade beneficente da área de educação, portadora do Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social - CEBAS-Educação.