PEP – Projeto Escola Para Pais

Sucesso em todas suas edições, na última terça-feira, dia 31/10, tivemos nosso encontro do PEP (Projeto Escola de Pais da Madre Paula). O tema trabalhado neste dia foi o mesmo que os alunos dos 4ºs ao 9º já estavam trabalhando: Mindfulness.

Mindfulness é um estado de consciência que nos deixa presente, conectados no aqui-agora. Esta experiência está sendo muito útil aos alunos e às famílias, pois eles estão percebendo como estão ansiosos, agitados, preocupados e principalmente, como estão vivendo sem qualidade. Tudo isso os prejudica, principalmente na vida acadêmica e familiar.

Seguem abaixo alguns depoimentos de como a experiência do mindfulness está ajudando cada um no dia a dia:

Esse trabalho de mindfulness que estou aprendendo na Escola Madre Paula está me ajudando muito, porque estou cada dia mais presente e também mais atento. Realmente sinto uma grande diferença: antes me sentia inseguro, tímido e muito preocupado, mas hoje em dia me sinto mais seguro, tranquilo e compromissado.

(Aluno: Natan – 7º II)

O mindfulness é uma meditação que você faz para te ajudar a focar no presente, pois o mundo moderno está muito agitado e várias pessoas estão ficando doentes. E se você praticar o mindfulness sua vida vai melhorar muito. Eu sempre pratico antes de dormir e sempre tenho uma ótima noite de sono.

(Sara Emanuelle, 6ºI)

 

Eu gostei muito do trabalho sobre mindfulness, pois me ajudou na recuperação.

Antes da recuperação, em uma prova eu estava muito tensa e não conhecia ainda o mindfulness e acabou me dando um branco e eu não lembrava de nada e acabei tirando zero na prova. Na recuperação, como já conhecia o mindfulness, fiquei mais calma e isto me ajudou a realizar uma boa prova.

(Leticya, 7º II)

Mindfulness é atenção plena. Quer dizer que você deve se concentrar no aqui e no agora, prestar atenção em sua respiração e na ação feita neste exato momento.

Deixar de pensar e ser preocupar nos acontecimentos do passado e do futuro. Pois se você se deixar levar pelas preocupações, isso te traz transtornos em sua vida e em até sua alma. Pratique mindfulness!

(Pâmela, 6º I)

Depois que eu conheci e comecei a praticar o mindfulness(atenção plena), eu fiquei mais tranqüila, relaxada, concentrada e na hora do nervoso, ansiedade eu respiro fundo, me concentro, faço uma breve meditação e depois de fazer isso eu consigo fazer tudo o que eu tinha que fazer sem me estressar.

O mindfulness só me fez bem e eu agradeço a Escola por me dar a oportunidade de conhecê-lo.

(Lívia Ribeiro Gherardi, 7º II)

Em minha opinião esse momento privilegiado que estamos tendo é muito bom, porque após entender a prática do mindfulness eu me tornei mais calma e presente. Quando estou na sala de aula, por exemplo, tento ao máximo estar presente com uma atenção plena. Antes eu não ficava presente ao momento e pensava outras coisas e com esse aprendizado, minha concentração só vem melhorando. Adoro isso tudo! Obrigada!

(Carolina Rodrigues – 7º II)

Até hoje eu achei que as aulas de oração contínua têm me ajudado muito. Nós relaxamos a mente e aprendemos a cuidar do nosso ser e a controlar o nosso pensamento, com o relax e o mindfulness.

Sempre que preciso relaxar ou desacelerar minha mente, eu penso e sigo passo a passo o mindfulness. Lembro também que a professora de oração contínua é muito calma e paciente, por isso tento me espelhar nela.

(Ana Raquel Gonçalves Crispim – 6º I)

Eu achei o mindfulness uma ótima experiência para minha vida, pois isso ajuda a pensar e a refletir sobre a minha vida e meus pensamentos e minhas atitudes relacionadas à atenção plena. O “relax” também ajudou já que minha rotina com esse descanso mudou. Agora acordo mais disposto e feliz a cada dia para vir para a escola estudar e principalmente na quarta feira, quando  tenho Oração contínua.

(Arthur Cássio, 6º I)

O mindfulness foi uma experiência muito boa para mim, pois eu comecei a estar mais presente nos lugares onde estou, e eu ando ficando bem mais calmo e lidando melhor com algumas situações difíceis da minha vida.

(Thiago Cassiano, 6º I)

Depois de conhecer e praticar o mindfulness eu me sinto mais concentrado e menos estressado.

(Pedro , 6º I)

O mindfulness é atenção plena e com ele consegui estar mais atenta nas coisas ao meu redor! Ultimamente, andava praticando com o meu pai,  pois ele está com a síndrome do pânico. Isso ajuda bastante, você começa a prestar mais atenção, concentrar e acalmar. Em alguns exercícios em sala(principalmente os de matemática), mesmo não valendo nota, eu pratiquei o mindfulness e consegui realizá-los com calma e corretamente, em 14 exercícios, só errei 2, e é um ótimo resultado porque antes em 14 eu ficava nervosa, começava a chorar e errava muitos. Hoje já consigo ter mais calma e me sair bem! E igualmente meu pai também está melhor!

(Sophia, 7º I)

Depois do mindfulness eu consegui prestar mais atenção nas aulas e melhorar o meu desempenho como aluna. E graças a isso eu sou uma pessoa mais calma e atenta tanto quanto aluna, como filha, amiga, irmã e etc.

(Luiza, 7º II)

O mindfulness ajudou-me a superar os meus medos.  Eu consegui prestar atenção nas aulas e melhorei as minhas notas. Passei a acreditar em mim mesma,  a ver  que tenho  paz e a  não me considerar inútil.

(Letícia Vitória 7º II)

 

Mindfulness é ter atenção plena. O mindfulness está me ajudando a ter mais concentração, a fazer melhor uma prova, e até ser menos tímida.

(Alice, 6º I)

Mindfulness é um estado de atenção plena. Com ele nós podemos ficar mais calmos. Sua função é desacelerar a nossa mente fazendo com que nós pensemos somente no momento presente e não no futuro e nem no passado.

(Bernardo de Souza, 6º I)

Mindfulness me ajuda a controlar a minha ansiedade, para eu ficar calma e viver o momento presente, e para eu me concentrar no que eu estou fazendo naquele momento, para dar tudo certo.Pois mindfulness significa: atenção plena. 

(Ana Clara Alves, 6º I)

O mindfulness me ajuda bastante, porque sou muito ansiosa com o que pode acontecer nos resultados das provas e etc. O mindfulness consiste em ajudar as pessoas a focar no aqui agora.

(Cristal, 6º I)

O mindfulness é um exercício muito bom. Ele faz com que você desligue dos seus problemas. Ele está me ajudando a não ficar nervosa nas aulas, nas horas de provas e me desligar do mundo radical lá fora e pensar em Deus e em mim mesma. O mindfulness faz com que você relaxe, fique calma não só na hora do exercício mas também depois. Ele dá resultados, pois depois você faz tudo com mais calma e se dá bem na vida.

(Julia Batista, 7º I)

 

Eu achei que o mindfulness me ajudou a prestar mais atenção no que eu estou fazendo. E quando eu presto atenção no que eu estou fazendo eu não me irrito com o que está acontecendo ao meu redor. Para mim mindfulness é como uma meditação, nos ajuda a concentrar e a desestressar. Na minha opinião todos deveriam praticá-lo.

(Amanda, 6º II)