Os Caminhos da Educação no Brasil

Quais os caminhos para a Educação no Brasil?

Para onde vai a educação? 

Educação no Brasil

Hoje em dia quando se fala em escola, é preciso ter muita atenção e paciência na busca por uma boa oportunidade de um dos vários modelos educacionais seguidos em nosso país. Não adianta ter um belo prédio, ter uma vista maravilhosa se o conteúdo oferecido não proporciona conhecimento de qualidade, com um ensino realmente voltado à aprendizagem em sua forma holística e ao bem estar dos seus alunos.

Diante disso, o papel da escola, bem como de todo o seu corpo diretivo, contam muito. Especialmente a linha pedagógica seguida. Várias são as opções de colégios ou escolas que se baseiam em modelos tradicionais ou mesmo inovadores, mas o que conta mesmo é o real valor dado à educação proporcionada.

Muito se tem falado sobre os novos rumos da educação no Brasil, mas poucos ainda sabem na prática quais resultados eles irão proporcionar tanto aos alunos quanto aos professores, ou até mesmo às escolas. O que de fato existe é uma grande preocupação com a qualidade do ensino, os conteúdos oferecidos e mais importante, que tipo de convivência terá a escola para a sociedade e seus alunos.

De acordo com a sabedoria popular, as famílias querem um colégio ou escola que ofereça “a melhor educação pelo menor preço”. Mas se a educação é um processo contínuo, a preocupação que tanto vemos apenas com o boletim escolar ou a localidade deve ser na proporção também quanto ao conteúdo social que se oferece.

Educação no BrasilNão é somente o boletim que determina se uma escola ou colégio são bons ou não. É preciso pesquisar quem são os mantenedores dessa escola, qual perfil

 

pedagógico seguem, o que pensam sobre o futuro da educação no país e em seu meio. Também é importante que o colégio ou escola esteja e seja aberto aos novos desafios contemporâneos, como consolida a educação, como lida com a abordagem e com as novas tecnologias.

Por isso é preciso ter atenção ao ensino, não somente ao oferecido dentro de sala, mas também ficar atento ao seu protagonismo

Educação no Brasil

com as famílias, com a educação integral e não somente aquela que diz respeito ao estudo acadêmico. O importante não é saber que tipo de aluno certa instituição irá “despejar” nas universidades e sim que tipos de pessoa estará ajudando a construir uma sociedade mais justa e fraterna.

Assim, a escola tem que oferecer conteúdo e programação para a vida acadêmica tanto quanto social e familiar. O boletim é importante, mas o ser humano por trás dele PRECISA ser mais importante.

Com certeza, o resultado disso será uma educação infantil que ensina, que educa acadêmica e socialmente. O colégio só será bom se dentro dele houver uma Educação que desafie seus interlocutores a buscar ser o melhor possível em todos os aspectos.

A Associação Educacional Escolápia Feminina é uma entidade beneficente da área de educação, portadora do Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social - CEBAS-Educação.