Enem 2019: ainda dá tempo de estudar matemática e ciências da natureza?

>>Enem 2019: ainda dá tempo de estudar matemática e ciências da natureza?

Faltam cinco dias para as tão temidas provas de Ciências da Natureza e de Matemática do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019. E não adianta se desesperar: a reta final deve ser usada para revisar conteúdos e fórmulas que já foram estudados durante o ano.

Enem 2019

1- FOCAR NOS CONTEÚDOS MAIS COBRADOS

Segundo Marcelo Pavani, diretor pedagógico do curso pré-vestibular Oficina do Estudante (SP), o candidato deve focar nos conteúdos que apareceram com maior frequência em edições anteriores do Enem. “O tempo é escasso, então precisamos priorizar alguns temas”, afirma.

 

2- FAZER PROVAS ANTERIORES

Outra recomendação é resolver perguntas de outras edições do Enem. Basta entrar no site do Inep e escolher qualquer ano a partir de 2009, quando a prova assumiu o formato atual, de 180 questões. “O material é extenso: além das versões principais, dá para usar também as provas de PPL (pessoas privadas de liberdade)”, recomenda Madson Molina, coordenador do Curso Anglo (SP).

Não é necessário resolver todas as perguntas. O ideal é selecionar os temas que ainda deixam o candidato inseguro. “Depois de verificar o gabarito, o aluno deve analisar seus erros e revisar a parte teórica que ainda merece atenção”, diz Hirle.

 

3- REVISAR ‘NEM O MAIS DIFÍCIL, NEM O MAIS FÁCIL’

De acordo com os professores ouvidos pelo G1, a melhor técnica de estudo é escolher o caminho do meio: o candidato não deve investir tempo nem nos temas em que já seja “especialista”, nem naqueles que tragam muita dificuldade.

 

4- NA VÉSPERA, PENSAR NO BEM-ESTAR

Não há regra: há quem se sinta melhor estudando até o último minuto do sábado. “O aluno deve optar pelo que o deixará menos ansioso. Tem gente que se acalma ao rever os conteúdos na véspera”, diz o coordenador do Anglo. “Outros candidatos preferirão ir ao cinema e relaxar.”

 

5- MANTER OS HÁBITOS SAUDÁVEIS

Atenção: os estudos na última semana não podem se tornar tão intensos a ponto de interferir na saúde do aluno. A rotina de sono deve ser mantida – é um ponto essencial para o fortalecimento da memória e para a consolidação do aprendizado. O mesmo vale para a alimentação.

“Nada de pular refeições ou ficar acordado até 3h da manhã, por causa da ansiedade”, aconselha Pavani.

 

Fonte: https://g1.globo.com/educacao/enem/2019/noticia/2019/11/05/enem-2019-ainda-da-tempo-de-estudar-matematica-e-ciencias-da-natureza.ghtml

By |2019-11-05T11:50:21-03:0005/11/2019|Notícias|

A Associação Educacional Escolápia Feminina é uma entidade beneficente da área de educação, portadora do Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social - CEBAS-Educação.