Projeto Desenvolvendo a Espontaneidade (Projeto anti-bullying)

 O objetivo deste projeto é ajudar os alunos que apresentam dificuldades de comunicação, relacionamento(timidez), e principalmente, alunos que queiram trabalhar melhor seu potencial no que diz respeito à arte de comunicar.

O trabalho é feito com o corpo, usando técnicas e dinâmicas diversas que visam o desenvolvimento da espontaneidade. As atividades do projeto acontecem uma vez por semana.

Profissional responsável: Maria de Jesus Costa (Psicóloga Escolar)

Informações importantes sobre o projeto Desenvolvendo a Espontaneidade:

O projeto Desenvolvendo a Espontaneidade foi criado pela Psicóloga Maria de Jesus Silva Costa, e é desenvolvi na Escola Madre Paula já algum tempo (uns 9 anos), com o objetivo principal de ajudar as crianças e jovens que apresentam características muito tímidas.

É muito comum no ambiente escolar, observar crianças e jovens muito tímidos que infelizmente apresentam muitas dificuldades que o atrapalham em seu desenvolvimento escolar e pessoal.

Dificuldades estas que os fazem se inibirem diante da vida como por exemplo: apatia e tristeza, não olham nos olhos das pessoas quando estão conversando, dificuldade de concentração, pavor(vergonha) de falar em público, medo da opinião dos outros, medo de errar, tremores nas mãos. Os alunos tímidos tem dúvidas a respeito de uma matéria qualquer, mas não tem coragem de manifestar estas dúvidas… Todas estas dificuldades os impedem de se manifestarem quem eles são realmente. O desempenho escolar fica aquém de suas potencialidades, e outro agravante, é que alunos com tais características, são “alvos” fáceis da prática do bullying.

Diante deste quadro foi implantado o Projeto Desenvolvendo a Espontaneidade, onde os alunos que apresentam tais dificuldades são convidados a participar de encontros semanalmente, formando assim um grupo “terapêutico”.

A proposta deste trabalho é baseado nas teorias do Psicodrama e da psicomotricidade. Estas abordagens ajudam a trabalhar as dificuldades de relação, comunicação e timidez, pois essas técnicas tem o propósito de resgatar no indivíduo toda a desenvoltura e espontaneidade perdidas no desenrolar da vida.

E graças a Deus, a cada ano percebemos que as crianças e os jovens que participam deste projeto, se tornam pessoas bem melhores, pois eles tem oportunidade de conviver com outros colegas de várias turmas diferentes que também assim como ele, apresentavam algumas dificuldades de comunicação, de relacionamento, de timidez… isto os tornam mais fortes internamente.

Através de atividades diversas, eles neste grupo conseguem em cada encontro que participam, desenvolver sua espontaneidade, enfrenando suas dificuldades pessoais de forma lúdica e dinâmica e principalmente aprendem a encontrar soluções para a superação das mesmas.

É muito gratificante ver ao final de cada ano, os alunos que frequentaram este projeto com certeza estão mais fortes internamente. Tem uma consciência maior, e principalmente estão mais espontâneos e felizes.

Nossa missão é receber seu filho(a) com o carinho e conforto que ele merece.
Entre em contato conosco e agende uma visita.
Telefones: (31) 3433-5622 / (31) 3433-2690
WhatsApp: (31) 98878-9528
Ou preencha o formulário (clicando aqui) que entraremos em contato!
Escola Madre Paula Matriculas Abertas

Educação Infantil

Saiba mais

Ensino Fundamental I

Saiba mais

Ensino Fundamental II

Saiba mais

Extracurriculares

Saiba mais

Nossos Parceiros

Escola Madre Paula Google Educação
Escola Madre Paula Microsoft Educação
Escola Madre Paula Totvs
Escola Madre Paula FTD Digital
Escola Madre Paula Arena Escola de Esportes