PEP – Projeto Escola Para Pais

>>>PEP – Projeto Escola Para Pais
PEP – Projeto Escola Para Pais2019-08-13T11:04:43-03:00

Conheça o Projeto Escola Para Pais – PEP:

O Projeto Escola Para Pais da Madre Paula – PEP – está funcionando há muitos anos em nossa escola. Nos nossos encontros os personagens principais são vocês, pais/responsáveis. É um encontro de partilha, de reflexão/meditação e de formação pessoal. É uma parada de introspecção e de fortalecimento para enfrentar os desafios do mundo moderno.

 

Um pouco da história do PEP – Projeto Escola de Pais ao longo de 13 anos:

Não é raro ouvir das pessoas aquela ideia que sintetiza bem os sonhos. “Sonho que se sonha só é somente um sonho que se sonha só, mas sonho que se sonha junto é realidade!”, assim começou  nosso Projeto escola de pais, como um sonho de promover os ideias de São José de Calasanz e Santa Paula Montal. Nos idos de 2005 demos início à nossa caminhada promovendo momentos

 de oração contínua com os alunos e as famílias, e aprofundando a integração através de retiros espirituais. Eram tempos que privilegiavam a leitura compartilhada e a reflexão, que unia pais, filhos e escola sob a diretriz da Oração Contínua. 

O tempo foi passando e como tudo aquilo que sofre um tempo de maturação adquire progressivamente maior vigor e intensidade, o Projeto do PEP foi conquistando novas propriedades que foram fazendo com que ele fosse cada vez mais assimilado e integrado na comunidade escolar.

Em 2008 foi criado o “Projeto Lendo e Interferindo com as Famílias”, no qual os pais recebiam previamente textos que versavam sobre temáticas interessantes, cuja finalidade era proporcionar a leitura atenta e a reflexão ao longo do mês. No dia agendado para o encontro de PEP, as famílias se reuniam, na escola, para o debate sobre temas que tratavam de valores, espiritualidade, educação dos filhos, etc., assuntos sempre contextualizados previamente pelos textos e que traziam matérias e questões relevantes para a vivência na escola e no mundo.

O objetivo dos textos era duplo, por um lado abordar assuntos contemporâneos ligados à realidade das pessoas, por outro produzir, nos alunos, o gosto pelo hábito da leitura através da observação e visualização da prática feita pelos pais. Era a busca por produzir nos filhos a internalização da importância da leitura vendo o exemplo dos próprios pais.

Atualmente, o PEP vem trabalhando a temática da espiritualidade. Certa vez um monge dominicano afirmou que “em nossa época, tudo tem de ser problema. Nosso tempo é de ansiedade, porque assim o quisemos. Nossa ansiedade não nos é imposta, à força, do exterior. Nós a impomos ao mundo em que vivemos e a impomos uns aos outros”. Este é um problema de nosso tempo e não poderia passar despercebido nas reuniões do PEP. Teve então lugar uma ampla discussão sobre a temática da meditação e a importância da concentração, sempre com o apoio estrutural da Oração Contínua.

Em todos os formatos do PEP, o objetivo central sempre foi trabalhar a espiritualidade através do encontro entre família e escola, apontando sempre para a necessidade de buscar aprimoramento e crescimento espiritual, pessoal e emocional. Isso em muito vem auxiliando os pais a fazerem uma experiência concreta de transformação interior, ou melhor seria de conhecimento interior.

É pois através de uma prática de vivência da própria interioridade, isto é, de uma educação da interioridade que é possível encontrar momentos de reflexão, crescimento e fortalecimento que oportunizem aos participantes a conquista de si-mesmos e a abertura criativa para novos hábitos mais saudáveis em todos os sentidos. É por isso que pode-se dizer que no PEP a espiritualidade não é tratada como algo acessório, mas como a própria essência da pessoa.

O PEP procura oferecer momentos de reflexões pessoais nas quais os participantes têm a oportunidade de conquistar um olhar mais profundo em sua interioridade, e assim entenderem que quem cuida bem de  si cuida bem do outro.

 

Gostaríamos de destacar alguns comentários dos participantes do PEP:

“Foram encontros maravilhosos. Leveza da alma, encontro com Deus e comigo mesma.”

“Ótimo. Me fez rever certas atitudes e ver melhor cada momento e melhorar bastante em família.”

“Me sinto um ser humano melhor.”

“As reuniões do PEP são muito importantes na minha vida. Me ajudaram a crescer e pensar positivo.”

“Muito bom, pois temos momentos de reflexão, que as vezes no dia a dia corrido não são possíveis.”

Nossa missão é receber seu filho(a) com o carinho e conforto que ele merece.
Entre em contato conosco e agende uma visita.
Telefones: (31) 3433-5622 / (31) 3433-2690
WhatsApp: (31) 98878-9528
Ou preencha o formulário (clicando aqui) que entraremos em contato!
Escola Madre Paula Matriculas Abertas

Educação Infantil

Saiba mais

Ensino Fundamental I

Saiba mais

Ensino Fundamental II

Saiba mais

Extracurriculares

Saiba mais

Nossos Parceiros

Escola Madre Paula Google Educação
Escola Madre Paula Microsoft Educação
Escola Madre Paula Totvs
Escola Madre Paula FTD Digital
Escola Madre Paula Arena Escola de Esportes

A Associação Educacional Escolápia Feminina é uma entidade beneficente da área de educação, portadora do Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social - CEBAS-Educação.