Conheça o Projeto Escola Para Pais – PEP:
Inspirado na Oração Contínua… os pais são convidados a desenvolver sua espiritualidade através deste projeto.
O PEP procura oferecer momentos de reflexões pessoais nas quais os familiares têm a oportunidade de conquistar um olhar mais profundo em sua interioridade, e assim entenderem que quem cuida bem de si cuida bem do outro.
Este projeto é realizado uma vez por mês(toda última terça-feira do mês) em dois horários: 7 horas e/ou 13 horas. (Início: 31/03/2020)
Profissional responsável por este projeto: Maria de Jesus S Costa
Gostaríamos de destacar alguns comentários dos pais que já participaram do PEP:
“ Foram encontros extremamente importantes! Com eles pude aprender a valorizar os momentos, ser mais equilibrada, melhorei o estilo de vida e pude também aproximar-se de Deus.”
“É só agradecer por saber que meu filho está numa escola, onde se preocupa com o lado interior e não só o físico. E que também fortalece os pais, pensando em sempre estar caminhando juntos: Escola e pais!”
“Relevância 1000! Pois através do PEP eu comecei a despertar para coisas de total importância para minha vida.”
“Tem me tornado um ser mais compreensivo em relação a mim mesmo e todos que vivem à minha volta.”
“É muito importante não só na minha vida, mas da minha família e de todos que convivo, pois nos transforma em uma pessoa melhor, ensinando a sermos mais equilibrados, a termos consciência do eu dentro de nós, enfim não consigo mais deixar de frequentar o PEP.”
“O PEP representa para minha vida uma grande evolução pessoal e espiritual. Com estes encontros pude perceber que não sou a única a ter dificuldades e o principal, aprendi a lidar com minhas dificuldades e me tornar uma pessoa cada dia melhor.”
“Um momento no qual aprendi muito não só para mim, mas para a educação do meu filho.”
“Para mim foram muito produtivos. Era o que eu precisava no momento em que estava passando. Para cuidar da minha família precisava cuidar de mim primeiro. Só tenho agradecer ao projeto.”
“Maravilhosos, inspiradores, esclarecedores, assuntos profundos e utilíssimos para o nosso dia-a-dia.”
“Todos os encontros foram ótimos. Gostei dos assuntos abordados e das reflexões.”
Um pouco da história do PEP – Projeto Escola de Pais ao longo de 15 anos:
Não é raro ouvir das pessoas aquela ideia que sintetiza bem os sonhos. “Sonho que se sonha só é somente um sonho que se sonha só, mas sonho que se sonha junto é realidade!”, assim começou nosso Projeto escola de pais, como um sonho de promover os ideias de São José de Calasanz e Santa Paula Montal. Nos idos de 2005 demos início à nossa caminhada promovendo momentos
de oração contínua com os alunos e as famílias, e aprofundando a integração através de retiros espirituais. Eram tempos que privilegiavam a leitura compartilhada e a reflexão, que unia pais, filhos e escola sob a diretriz da Oração Contínua.
O tempo foi passando e como tudo aquilo que sofre um tempo de maturação adquire progressivamente maior vigor e intensidade, o Projeto do PEP foi conquistando novas propriedades que foram fazendo com que ele fosse cada vez mais assimilado e integrado na comunidade escolar.
Em 2008 foi criado o “Projeto Lendo e Interferindo com as Famílias”, no qual os pais recebiam previamente textos que versavam sobre temáticas interessantes, cuja finalidade era proporcionar a leitura atenta e a reflexão ao longo do mês. No dia agendado para o encontro de PEP, as famílias se reuniam, na escola, para o debate sobre temas que tratavam de valores, espiritualidade, educação dos filhos, etc., assuntos sempre contextualizados previamente pelos textos e que traziam matérias e questões relevantes para a vivência na escola e no mundo.
O objetivo dos textos era duplo, por um lado abordar assuntos contemporâneos ligados à realidade das pessoas, por outro produzir, nos alunos, o gosto pelo hábito da leitura através da observação e visualização da prática feita pelos pais. Era a busca por produzir nos filhos a internalização da importância da leitura vendo o exemplo dos próprios pais.
Atualmente, o PEP vem trabalhando a temática da espiritualidade. Certa vez um monge dominicano afirmou que “em nossa época, tudo tem de ser problema. Nosso tempo é de ansiedade, porque assim o quisemos. Nossa ansiedade não nos é imposta, à força, do exterior. Nós a impomos ao mundo em que vivemos e a impomos uns aos outros”. Este é um problema de nosso tempo e não poderia passar despercebido nas reuniões do PEP. Teve então lugar uma ampla discussão sobre a temática da meditação e a importância da concentração, sempre com o apoio estrutural da Oração Contínua.
Em todos os formatos do PEP, o objetivo central sempre foi trabalhar a espiritualidade através do encontro entre família e escola, apontando sempre para a necessidade de buscar aprimoramento e crescimento espiritual, pessoal e emocional. Isso em muito vem auxiliando os pais a fazerem uma experiência concreta de transformação interior, ou melhor seria de conhecimento interior.
É pois através de uma prática de vivência da própria interioridade, isto é, de uma educação da interioridade que é possível encontrar momentos de reflexão, crescimento e fortalecimento que oportunizem aos participantes a conquista de si-mesmos e a abertura criativa para novos hábitos mais saudáveis em todos os sentidos. É por isso que pode-se dizer que no PEP a espiritualidade não é tratada como algo acessório, mas como a própria essência da pessoa.
O PEP procura oferecer momentos de reflexões pessoais nas quais os participantes têm a oportunidade de conquistar um olhar mais profundo em sua interioridade, e assim entenderem que quem cuida bem de si cuida bem do outro.
Nossa missão é receber seu filho(a) com o carinho e conforto que ele merece.
Entre em contato conosco e agende uma visita.
Telefones: (31) 3433-5622 / (31) 3433-2690
WhatsApp: (31) 98878-9528
Ou preencha o formulário (clicando aqui) que entraremos em contato!
