Atividade de integração empbh

>, Segmento>Atividade de integração empbh

O jogo do xadrez é um recurso pedagógico lúdico que favorece o desenvolvimento e integração de habilidades cognitivas essenciais para o desenvolvimento do raciocínio lógico, da capacidade expressiva, da sensibilidade e, ainda, prepara o aluno para tomada de decisões e soluções de problemas, pautada no espírito de cooperativismo e no respeito mútuo.

Pensando nisso, os alunos do 2º ano, do Ensino Fundamental I, conheceram essa modalidade esportiva em sala de aula e vivenciaram uma experiência de aprendizagem e de integração com os alunos dos 6º,7º, 8º e 9º, do Ensino Fundamental II e como praticantes desse jogo tiveram a oportunidade de partilhar o conhecimento por meio de um momento prazeroso de convivência e de  aprendizagem.

Um pouco mais sobre o jogo xadrez…

O jogo de Xadrez é disputado por duas pessoas em um tabuleiro de xadrez, com 32 peças (16 para cada jogador) de seis tipos diferentes. Cada tipo de peça move-se de forma distinta. O objetivo do jogo é dar o xeque-mate ao rei adversário, isto é, ameaçar o Rei do oponente com a captura inevitável. Os jogos não precisam terminar necessariamente com o xeque-mate pois os jogadores podem desistir a qualquer momento se acreditarem que perderão a partida. Além disso, existem várias formas de um jogo terminar empatado.

As regras não só gerem o movimento básico das peças como também determinam o equipamento usado, o controle de tempo, a conduta e ética dos jogadores, acomodações para jogadores com necessidades especiais, o registro dos lances usando notação de xadrez, bem como procedimentos com as penalidades em caso de irregularidades que porventura possam ocorrer durante uma partida de xadrez.

 

By |2018-01-22T14:07:06-03:0017/10/2017|Notícias, Segmento|

A Associação Educacional Escolápia Feminina é uma entidade beneficente da área de educação, portadora do Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social - CEBAS-Educação.