Espiritualidade

PEP – Projeto Escola de Pais

O Projeto Escola de Pais da Madre Paula – PEP – está funcionando há muitos anos em nossa escola. Não falamos de avaliação escolar pedagógica. Nos nossos encontros as personagens principais são vocês, pais/responsáveis. É um encontro de partilha, de reflexão/meditação e de formação pessoal. É uma parada para pensar em si mesmos e se fortalecer para enfrentar os desafios do mundo moderno.

 

Gostaríamos de destacar alguns comentários dos participantes do PEP.

“Foram encontros maravilhosos. Leveza da alma, encontro com Deus e comigo mesma.”

“Ótimo. Me fez rever certas atitudes e ver melhor cada momento e melhorar bastante em família.”

“Me sinto um ser humano melhor.”

-As reuniões do PEP são muito importantes na minha vida. Me ajudaram a crescer e pensar positivo.”

“Muito bom, pois temos momentos de reflexão, que as vezes no dia a dia corrido não são possíveis.”

 

Oração Contínua/Meditação

São José de Calasanz, fundador das Escolas Pias, sabia que só o conhecimento não bastava ao ser humano e, por isso, criou o momento de oração contínua em sua escola, a fim de que os alunos pudessem fazer uma experiência concreta de oração na capela, educando assim, sua interioridade. Conhecer e estar forte, é segundo Calasanz, o ideal na formação de um ser humano. Por exemplo, não basta a um jovem saber e conhecer que as drogas fazem mal, o jovem precisa saber e estar forte interiormente para conseguir discernir e fazer a melhor escolha para sua vida. E esta força é adquirida através do encontro com Deus, através da oração. Trabalhar o lado espiritual dos alunos e das famílias é algo atemporal e, portanto, sempre atual. A vida moderna está cheia de pressões, está nos fazendo um mal imenso, principalmente para as crianças e jovens. Portanto, através da meditação na escola, os alunos têm oportunidade de ficarem mais calmos, tranquilos e concentrados. A meditação e seus efeitos positivos ajudam os alunos e as famílias a levarem uma vida mais saudável.

 

Segue abaixo alguns depoimentos de alunos sobre esta experiência que vivenciam na escola:

“Gosto muito dos momentos de Oração Contínua/Meditação que a Escola Madre Paula oferece. Aprendo a ter controle dos meus pensamentos e deixar a minha mente em paz. Aprendo também que é importante cuidar da nossa alma, como cuidamos do nosso corpo. E, através de dinâmicas, consigo identificar a igualdade e o respeito que devemos ter um pelo outro. Acho que se em todas as escolas existisse esse momento, com certeza, teríamos mais pessoas de paz do que ladrões e terroristas”. (Isadora Cândida de Assunção)

“Os momentos de Oração Contínua/Meditação são muitos bons para mim. Porque com eles eu posso conversar mais com Deus e ganhar força para alcançar meus objetivos”. (Giovanna Silva)

“Bom, eu gosto muito da Oração Contínua/Meditação! Minha vida melhorou, pois minha mente está mais aberta. Agora meu jeito de ver o mundo mudou; e não foi pouco, foi é muito! Eu agradeço à Maria de Jesus e à escola por proporcionar momentos assim! Muito obrigada! Vale muito a pena! Não só me ajuda, mas ajuda a turma toda!!!” (Nicole Gomes)

“Aprendi que a Oração contínua/meditação não é só um momento com Deus, mas sim um momento de pensar em coisas boas. Ter um pensamento positivo, não deixar o pensamento negativo nos dominar e colocar em prática as palavras: “eu quero”, “eu posso” e “eu consigo”. Também aprendi que temos que manter o foco no que é mais importante, que é o momento presente”. (Larissa Rayane )

“Com esse momento de educação da interioridade aprendi que devemos ajudar o próximo. Esse momento de oração ajuda a fortalecer minha alma; esse momento me influencia a fazer coisas boas, me faz ficar bem comigo mesma. Esse momento é muito importante por vários motivos, principalmente, por nos ajudar a ter o controle do pensamento”. (Lara Carolina)